II Fórum Regional de Turismo reúne 300 participantes em Ituporanga

Gestores municipais e empreendedores do setor turístico participaram, na quinta-feira (2), do II Fórum Regional de Turismo, realizado no Complexo Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor, em Ituporanga. O evento foi promovido pela AMAVI, em parceria com a Epagri e a prefeitura local, e reuniu cerca de 300 participantes de 40 municípios.
A programação contou com palestras, talk shows e, no encerramento, a entrega do Selo Caminhos Sustentáveis aos empreendimentos que integram o programa Caminhos do Campo.
A primeira palestra do dia foi ministrada pelo turismólogo e especialista em planejamento turístico e desenvolvimento territorial, Maicon Dimbarre, que abordou o tema Governança e Marketing no Turismo. Ainda pela manhã, um talk show discutiu o associativismo no setor, com a participação de Arlete Cristina de Cesaro, secretária executiva da Associação Caminhos de Pedra (RS), e dos idealizadores da Vinícola Borgo, Onévio Colombo e Maria Lúcia. A mediação foi da integrante do Colegiado de Turismo da AMAVI, Marina do Nascimento.
À tarde, a mestre em Turismo e Hotelaria, Luciane Quadro, apresentou a palestra Experiências turísticas: conexões que marcam. Em seguida, outro talk show tratou de acessibilidade e diversidade no turismo, mediado pela empreendedora Marcela Ruana Bönmann, com participação da fonoaudióloga e diretora da Clínica Habilitar, Andreia Carla Alves Deeke, e da empreendedora Maria Aparecida Cristovam de Souza, ex-vereadora e ex-secretária de Turismo.
O fórum foi encerrado com a entrega do Selo Caminhos Sustentáveis da AMAVI, que avalia os empreendimentos, amplia a visibilidade e estimula melhorias. A certificação, realizada por empresa contratada com base em critérios técnicos, foi concedida em três categorias: ouro, prata e bronze.